Pular para o conteúdo principal
acesse o facebook do Daniel acesse o youtube acesse o twitter do Daniel

"O sorriso abre a porta da mente e a janela da alma."

Com o intuito de compartilhar as experiências adquiridas em sua vida profissional, Daniel Targino criou o blog, o qual aborda temas comportamentais correlacionados aos erros mais usuais em todas profissões, dando dicas e sugestões sobre como se portar diante de situações do cotidiano, sempre de forma análoga, concisa e bem humorada.

A Necessidade de Saber Escutar

Imagem do Post de Blog

Uma das principais características de um profissional de sucesso sem dúvida é a atenção. Isto fica bastante evidente quando passa-se a observar as atividades desenvolvidas por um profissional atento, e a mesma atividade desenvolvida por um que não tenha atenção. 

Para tanto, saber escutar é condição indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.

Não necessariamente precisa-se ter alguma patologia relacionada a atenção para não escutar. Há momentos em que, por motivos diversos, sob pressão ou forte emoção, a atenção vai embora, levando consigo a capacidade de escutar.

A piada intitulada “O Negão no Elevador”, ressalta bem a necessidade de escutar melhor.

“Negão no elevador...

Um cara meio fracote e raquítico pega o elevador. Junto com ele entra um negão imenso (gigaaaaaante).

O cara fica meio assustado com o tamanho do negão e o olha de cima a baixo.

O negão percebe, resolve pregar uma peça e fala:- Tenho 2 metros de altura, 180 quilos, 30 centímetros de pinto, o saco pesa três quilos: FILIPE COSTA, seu criado!

O cara fracote e raquítico cai duro e desmaia.

O negão então dá uns tapas na cara do coitado, acorda-o e lhe pergunta:- O que houve cara, por que você desmaiou?

O cara ainda meio desacordado responde:-Desculpe, o que foi mesmo que você disse?

- Eu disse: Tenho 2 metros de altura, 180 quilos, 30 centímetros de pinto, o saco pesa três quilos, FILIPE COSTA, seu criado.

- Ah! Graças a Deus... Eu tinha entendido: FIQUE DE COSTA, seu viado...”

No cotidiano profissional, em qualquer área, passa-se por momentos os quais o êxito dependerá diretamente do escutar. Manter a calma e o equilíbrio, são fatores preponderantes para reter a capacidade de escutar. Deve-se exercita-la continuamente, todos podem e devem desenvolver e aprimorar esta habilidade.

Daniel Targino Falcão